O vereador Francisco Antônio Portela (PT) foi eleito na tarde desta segunda feira 21/11/2022, presidente da Câmara Municipal para o Biênio 2023/2024.
Francisco Antônio foi eleito pelo grupo de oposição e contou com os votos dos vereadores: Tibuju, Bobô, Tica do ZZ, e Regiane Pinho.
A posição além de ter ganho a presidência da Câmara, ainda ganhou dois vereadores (Francisco Antônio e Tibuju), os quais eram da situação porém acabaram aderindo ao grupo político liderado pelo vice-prefeito Igor Pinho.
A chapa da oposição foi registrada faltando poucas horas para o início da votação.
Até pela manhã o prefeito Carlos Antônio dava como certa a vitória do grupo de situação que tinha o vereador Cícero Conrrado como candidato a presidente e o vereador Jeová Almeida na vice, por coincidência os dois vereadores que haviam saído da oposição um dia antes da eleição, e aderido ao grupo do prefeito.
O que chamou atenção foi o gesto de falta de respeito por parte dos vereadores de situação (Liduina, Cícero Conrrado, Jeová Almeida, e Tatiele) que simplesmente viraram as costas para a população e abandonaram o legislativo logo após a vereadora Tatiele apresentar um requerimento pedindo a suspensão da eleição, alegando que o candidato da oposição vereador Francisco Antônio havia se comprometido votar na chapa da oposição.
Na saída, os 4 vereadores foram vaiados pela multidão, principalmente a atual presidente vereadora Liduina do pial.
A sessão foi parada por alguns minutos, mais logo em seguida foi dado início a eleição, já que a maioria dos parlamentares estavam presentes.
Após a votação, o vereador Francisco Antônio foi anunciado como o presidente eleito obtendo 05 votos.
Após a eleição todos os vereadores Presentes se pronunciaram, e a todo instante eram aplaudidos pelo público presente.
Em sua fala o vereador Tibuju disse que a partir daquele momento Poranga passava a ter uma Nova oposição.
O Vice-prefeito Igor Pinho que esteve presente do início ao fim, também foi outro que foi bastante aplaudido pelos presentes.
A conquista da presidência da Câmara Municipal pela chapa encabeçada por Francisco Antônio representa uma grande vitória e o fortalecimento do grupo político da oposição, enquanto que por outro lado significa o fracasso político do grupo moderado pelo prefeito Carlos Antônio.
Por outro lado, a empolgação e alegria da multidão presente na tarde desta segunda feira (21) na câmara municipal da cidade de Poranga, nada mais foi, do que um recado dado ao prefeito e ao seu grupo político, o recado que o povo não lhes querem mais politicamente.
Após o resultado da eleição da mesa diretora, populares soltaram fogos em forma de comemoração.
0 Comentários