Agência Public Mídias

Agência Public Mídias
Gestão de Google Meu Negócio, Redes Sociais e Sites para atrair mais clientes e aumentar suas vendas!

DANIEL ELETRICISTA

DANIEL ELETRICISTA
Energia Solar, Reformas e Obras

GRUPO MÃO AMIGA

GRUPO MÃO AMIGA
Rodovia CE - 057, N° 43, Vila Olga Tamboril Ceará CEP.63750-000 (85)985029770 (85)986546579

Pesquisar

TECHCELL.INFO

TECHCELL.INFO

PORANGA: APÓS ATUAÇÃO DO MP, TRIBUNAL DO JÚRI CONDENA TRÊS INTEGRANTES DE FACÇÃO CRIMINOSA A MAIS DE 200 ANOS DE PRISÃO.

Rodrigo da Caucaia.

Emerson da Portelinha.
Tôny.
Lucas do Pedrão.

Ronaldo Bracinho (morto).
Riqueline (morta).

O crime aconteceu na madrugada do dia 1° de setembro de 2022, na localidade de Carnaúba (Região da Macambira), no município de Poranga, quando 04 homens armados invadiram a residência do ex-presidiario: Ronaldo Bracinho, e dentro do imóvel os atiradores efetuaram vários disparos. No local foi executado a bala: Ronaldo Martins Rodrigues, vulgo Ronaldo Bracinho, 42anos, o qual tinha passagem pela polícia por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. Outras três pessoas que se encontravam dentro da casa, também foram alvejadas a bala z sendo elas: Maria Riqueline Vieira Rodrigues (companheira de Ronaldo Bracinho), 25 anos, também com passagem pela polícia, e seu filho, Ezequiel, uma criança de 05 anos (enteado de Ronaldo Bracinho), além de um rapaz conhecido por Vitor (amigo de Ronaldo Bracinho), residente no município de Ipueiras.
Riqueline, o filho Ezequiel, e Vitor, foram socorridos com vida para o hospital, porém a criança Ezequiel não resistiu e foi a óbito, enquanto Vitor e Riqueline conseguiriam sobreviver.
A motivação segundo o que apurou a nossa reportagem, o crime teria sido cometido depois de Ronaldo Bracinho ter rasgado a camisa de uma facção e se aliado a facção rival a dos acusados.

O crime na época gerou uma grande repercussão e comoção em todo o Estado do Ceará, principalmente pelo fato de uma das vítimas ter sido uma criança. A polícia militar juntamente com a polícia civil do Ceará e do Piauí, montaram uma grande operação e no dia 03 de setembro de 2022, as forças de segurança conseguiram dar uma resposta a sociedade, elucidando a autoria do crime, e prendendo os autores.
Antônio Lucas Alves Bezerra da Silva, vulgo Lucas do Pedrão, residente na cidade de Poranga, foi capturado dentro de um hospital na cidade de Paracuru - Piauí, após o mesmo ter se lesionado durante uma briga no vizinho Estado do Piauí. Já os acusados: Rodrigo Vidal Araujo, vulgo Rodrigo da Caucaia/ou RD, e Emerson Ribeiro Alves, nascido aos 03/06/2004, residente no Bairro Portelinha - Poranga, também foram presos no dia (03/09/2022) na cidade de Poranga, sendo que Rodrigo da Caucaia estava de posse de uma pistola, enquanto Emerson estava de posse de um revólver.
Na delegacia de polícia civil, os três homens foram autuados em flagrante, ficando presos a disposição da justiça.

Foragido: O quarto acusado envolvido no crime, identificado como: Antônio Bezerra da Silva Filho, vulgo Tony, nascido aos 07/10/2003, residente na Rua da Portelinha - Poranga, na época conseguiu fugir para São Paulo, e não chegou a ser preso em Flagrante.


RIQUELINE FOI EXECUTADA A BALA EM 2023:  Após ter sobrevivido do ataque ocorrido no dia 1° de setembro de 2022, quando perdeu o filho e o esposo, María Riqueline acabou sendo executada a bala na madrugada do dia 20 de março de 2023, quando a mesma se encontrava na companhia de um rapaz conhecido por Matheus da Chapada, dentro de uma casa localizada no Bairro Jardim das Oliveiras - Poranga, quando elementos armados invadiram o imóvel e executaram o casal (Riqueline e Matheus).


JULGAMENTO ACONTECEU NO FÓRUM DA COMARCA DE TAUÁ:  O julgamento dos Réus: Rodrigo da Caucaia, Emerson, e Tony, foi desaforado (transferido) do fórum da comarca de Crateús, para a comarca do município de Tauá, sendo realizado nesta terça feira dia 09 de dezembro de 2025.

CONDENADOS A MAIS DE 200 ANOS DE PRISÃO: O Tribunal do Júri da Comarca de Tauá condenou, os três réus envolvidos na “Chacina de Carnaúbas”, com penas aplicadas que ultrapassam 200 anos de prisão. Foram condenados Rodrigo Vidal Araújo, Emerson Ribeiro Alves e Antônio Bezerra da Silva Filho. O quarto réu, Antônio Lucas Alves Bezerra (Lucas do Pedrão), teve o julgamento separado a pedido da defesa, devido à constituição de novo advogado (vai acontecer em outra data).

De acordo com denúncia do Ministério Público, os quatro acusados são, integrantes de uma organização criminosa. Durante a sustentação oral, o MP do Ceará defendeu que o crime foi cometido por organização criminosa com estrutura estável, divisão de tarefas, participação de adolescentes e uso de armas de fogo, fatores que agravam o impacto social da ação e demonstram a periculosidade dos envolvidos.

O Conselho de Sentença reconheceu as qualificadoras de motivo torpe, recurso que impossibilitou a defesa das vítimas e a incidência do inciso IX do art. 121 do Código Penal no homicídio contra a criança. Além dos dois homicídios e das duas tentativas de homicídio, também foram sentenciados pelos crimes de corrupção de menores, integração em organização criminosa armada e posse ilegal de arma de fogo. Rodrigo da Caucaia foi condenado a 82 anos de reclusão; Emerson Ribeiro a 60 anos de prisão; e Antônio Bezerra a 63 anos de reclusão.

Para o Ministério Público, a decisão representa um marco no enfrentamento à violência associada a facções no interior do Ceará, reafirmando a importância da atuação conjunta entre MP, Polícia Militar, Polícia Civil, forças de segurança e Poder Judiciário.


 

Postar um comentário

0 Comentários