O presidente da Associação das Praças Militares do Estado do Ceará (ASPRA-CE), Sargento Borges, lançou, nesta quarta-feira (13/08/2025), a campanha Aliança Pela Segurança Cearense. A Aliança é formada por um grupo permanente (ASPRA-CE, ASSOF, ABSS, ASPRAC E AVPMC), suprapartidário, que tem como objetivo fortalecer a carreira dos militares estaduais.
Na ocasião, o presidente da Associação cobrou mais empatia e diálogo por parte do Governo do Estado para discutir as pautas da categoria. “Estamos buscando diálogo com o Governador Elmano de Freitas há dois anos. Temos um estudo técnico, realizado pela Fundação SINTAF, com uma proposta plausível para valorizar a carreira dos militares. Já conseguimos sentar com o presidente Assembleia Legislativa, Romeu Aldigueri, mas ainda não conseguimos nos reunir com o governador”, ressaltou Borges.
As três principais reivindicações da categoria são: remuneração com escalonamento vertical; a implementação da carga horária conforme previsto na legislação, além do aprimoramento do Código de Ética dos militares.
“Reconhecemos todas as ações estruturais e melhorias realizadas pelo atual governo nos últimos anos. Porém, a carreira do militar estadual precisa ser vista de forma mais empática. Isso porque o militar estadual ingressa na carreira para cumprir uma missão, que é proteger o cearense, mas ao longo dos anos acaba se frustando por conta da não valorização, explica o presidente da ASPRA.
Borges acredita que, a partir do lançamento da Aliança Pela Segurança Cearense, o próximo passo será mobilizar a sociedade em prol da causa dos militares estaduais através da mídia e, principalmente, conseguir uma agenda com o Governador Elmano de Freitas para apresentar o estudo. “O governador conhece a seriedade e o trabalho da ASPRA. Ele é da base dos movimentos populares e conhece a realidade dos trabalhadores cearenses”, avalia Borges.
A presidente da Associação das Viúvas dos Policiais Militares do Ceará (AVPMC), Lucelia Lima, e o representante da ASSOF, Major Brasil, também participaram do lançamento da campanha.
0 Comentários