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PROFESSOR IPAPORANGUENSE É DESTAQUE NA EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL E TEM ARTIGOS DE SUA AUTORIA PUBLICADOS EM REVISTAS DE GRANDE CIRCULAÇÃO.

Professor Amaral Rodrigues.

 O Cearense Amaral Rodrigues Gomes, filho do município de Ipaporanga, que atualmente exerce a função de professor na secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, e que tem se tornado uma referência na educação, acaba de ganhar mais um grande destaque na área da educação, após o mesmo ter tido durante o mês de janeiro de 2024, dois artigos publicados em duas revistas (Revista Ideação e Revista Boletim de Conjuntura) de grande circulação entre todos os profissionais da educação do Distrito de Brasília.
Um dos artigos do professor Amaral Rodrigues, com o tema "Marx, Engels e a literatura como conscientização revolucionária" foi publicado pela Revista Ideação.
Já o artigo com o título"Militarização das escolas públicas: posicionamento de docente do Distrito Federal " teve o seu destaque através da Revista Boletim de Conjuntura.

AMARAL RODRIGUES: O Professor Amaral Rodrigues Gomes nasceu na localidade de Alegre, a 3 quilômetros de Ipaporanga/CE. Ele é filho do senhor João Aleixo e da senhora Maria de Lourdes Irene, e irmão da professora Toinha Amaral. Atualmente, ele exerce a função de professor na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e está cursando um doutorado na Universidade de Brasília (UnB).
Professor Amaral Rodrigues.


Artigos publicados:

01. *Marx, Engels e a literatura como conscientização revolucionária*, pela Revista Ideação. 

O  artigo analisa como Karl Marx e Friedrich Engels compreendiam a literatura como meio de (re)produção capitalista, indicando suas contribuições para (re)construção de uma nova sociedade, a partir da consciência revolucionária. Assim, discorremos sobre as manifestações literárias como potenciais elementos para estratégias de ensino e aprendizagem capazes de construir uma consciência proletária.
Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/31189


02. *Militarização das escolas públicas: posicionamento de docentes do Distrito Federal (2019-2020)*, pela Revista Boletim de Conjuntura.

O texto debate a militarização das escolas públicas brasileiras. O objetivo desta investigação é analisar  os  posicionamentos  de  docentes  sobre  a  militarização  das  escolas  nas  quais  atuam  no  Distrito Federal, no período compreendido entre 2019 e 2020. Questionamos: o que pensam os professores sobre a  militarização  das  escolas  públicas  no DF?
 Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/3172

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