Mão Amiga

Mão Amiga
Assistência familiar

Pesquisar

TECHCELL.INFO

TECHCELL.INFO

IPAPORANGA/CE:. DIA 8 DE MARÇO! A VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES NO MUNICÍPIO É PREOCUPANTE.

Eliney.

Maria de Olinda.

Francisca.
Vanda.

Dona Dinha.


Neste dia 8 de março de 2023,  que é a data em que se comemora o dia internacional da mulher,  nos questionamos sobre quais homenagens deveríamos de fato fazer a esses seres tão iluminados. Nesta data, não podemos deixar de lembrar de pessoas que ao invés de serem bem tratadas e respeitadas, foram vítimas dos piores tipos de abusos e violência,  onde os crimes praticados seguem sem nenhuma punição.  Isso nos faz lembrar,  por exemplo,  alguns casos como o da Maria Olinda Pereira Farias(Diolinda) e da Dona Raimunda Alves da Costa (dona Dinha). Ambas eram cidadãs do município de Ipaporanga é foram assassinadas. Diolinda foi morta em 11 de junho de 2011. A mesma foi brutalmente espancada, estuprada e morta com requinte de crueldade.  Já dona Dinha foi assassinada em sua residência na localidade de Gangorra em 22 de agosto de 2022. Dentre muitos outros crimes ocorridos naquele município onde não se teve a devida resposta do Estado,  podemos destacar esses dois, por ocasião dessa importante que celebra o dia da mulher.  Não adianta os gestores públicos decretarem ponto facultativo e realizarem eventos de celebração desta data, quando na verdade,  não se ver uma só manifestação das autoridades locais no sentido de contribuir com a descoberta e punição aos culpados por tamanhas barbaridades cometidas com cidadãs como Diolinda e Dinha. Em Ipaporanga,  foi votado na Câmara Municipal um projeto que homenageou a senhora Diolinda, dando o seu nome a tribuna daquela Câmara.  No entanto,  não se ouve um discurso de um vereador pedindo uma providência das autoridades para a elucidação do crime contra a cidadã Diolinda.  O mesmo vem acontecendo com relação ao crime da dona Dinha, uma vez que existe um silêncio com relação a esse triste acontecimento.  É sempre assim,  ninguém viu nada, ninguém sabe nada. Assim,  os crimes caem no esquecimento e ficam na impunidade.  Sabemos que não é função de autoridades locais a investigação de crimes,  mas também sabemos da força que essas autoridades tem junto aos órgãos de segurança do Estado. Sendo que poderiam no mínimo fazer um pedido formal ao secretário de segurança pública do estado ou mesmo ao próprio governador,  pedindo as devidas providências para a identificação dos autores desses crimes. Essa seria uma verdadeira homenagem a mulher,  pois a impunidade faz com que muitos pensem que podem cometer essas arbitrariedades com as mulheres.  Impunidade gera impunidade.


DO BLOG:. O Blog Ipaporanga Noticias fez um levantamento em relação as últimas mulheres assassinadas no município de Ipaporanga onde se destaca de forma negativa os seguintes casos:


1° Dia 29 de junho de 2007, na localidade de Riacho Novo - Ipaporanga, a dona de casa Maria Eliney Soares da Silva, nascida aos 28/06/1984, foi brutalmente morta a pauladas pelo ex-esposo Gonçalo, o qual se encontra foragido até a presente data .  O crime da jovem Eliney na época abalou a pequena cidade de Ipaporanga.


2° Dia 11 de junho de 2011, em pleno Centro da cidade de Ipaporanga, a senhora Maria Olinda Pereira Farias (Maria de Olinda), foi brutalmente assassinada e estuprada em um dos crimes que entrou para s história do município de Ipaporanga como um dos crimes mais bárbaro de todos os tempos.


3° Dia 02 de março de 2018, no Distrito de Água Branca - Ipaporanga, foi morta a bala em sua própria residência a dona de casa: Francisca da Silva dos Santos (Francisca filha do Chico do Rádio), na época tinha 35 anos, a qual foi morta pelo esposo Osvaldo que em seguida ainda matou o sogro e depois se suicidou-se.


4° Dia 16 de fevereiro de 2019, na localidade de Canabravinha (Região da Serra) - Ipaporanga, foi morta a facadas em sua própria residência a dona de casa:. Antônia Martins Peres da Silva (Vanda), na época com 40 anos, a qual foi morta pelo próprio esposo: Antônio Erandir da Silva, vulgo Antônio Dantas, 42 anos, o qual fugiu da polícia na época do crime, porém em 2022 o mesmo foi capturado no Estado do Maranhão e atualmente se encontra preso a disposição da justiça.


5° Dia 11 de setembro de 2019, no Distrito de Torrões - Ipaporanga, foi morta a golpes de foice em sua própria residência a dona de casa: Antônia Solange Silva (na época com 46 anos), a qual foi brutalmente assassinada pelo ex-esposo: José Alves Ferreira,  Vulgo Jales, residente também no Distrito de Torrões - Ipaporanga, o qual foi preso em flagrante e atualmente se encontra preso a disposição da justiça.


6° Dia 22 de agosto de 2022, na localidade de Gangorra (Região do Distrito de Sacramento) - Ipaporanga, foi morta a bala a aposentada: Raimunda Alves da Costa (Dinha), 63 anos, a qual foi executada durante um assalto dentro de sua própria Residência, e até o momento a autoria do crime não foi desvendada.

 Detalhes:. Vale ressaltar que além das mulheres vítimas de feminicidio em Ipaporanga, ainda tem os diversos casos de outras mulheres que foram vítimas de outros tipos de violência, como: estupro, tentativa de feminicidio, espancamento, violência psicológica, calúnia, difamação, preconceito, entre outros casos.

Postar um comentário

0 Comentários